• pt
  • en
  • ar

Institucional

Palavra do Presidente

Memória do coração

A gratidão é a memória do coração e o coração da comunidade árabe paranaense é repleto de gratidão ao Paraná e sua gente, que há décadas acolheram as primeiras famílias árabes que deixaram seus países de origem para reiniciar suas vidas numa terra nova e desconhecida.

É essa gratidão que hoje impulsiona a união da comunidade árabe do Paraná em torno de um sonho comum! Um sonho que representa um grande desafio para a execução de um ambicioso projeto: a construção e instalação do Hospital da Beneficência Árabe do Paraná.

Somos uma comunidade grande e apaixonada pela terra que nos acolheu e onde nossas famílias cresceram e prosperaram. Essa é a nossa terra e a terra dos nossos descendentes. Por isso, queremos deixar nossas marcas impressas na saúde e na cultura do Paraná.

Muito mais que construir um novo hospital e deixar um legado para a saúde em nosso Estado, queremos interagir com as atuais e futuras gerações, divulgando nossos costumes, nossa cultura e nossos ideais. Queremos mostrar ao povo paranaense que somos um povo de paz, que ama o Paraná e que está comprometido com o futuro da nossa Nação.

A SABEN (Sociedade Árabe Beneficente do Paraná) tem o orgulho de representar este pensamento inclusivo e agregador e liderar esse movimento de união da comunidade árabe do Estado.

Tirar do papel um projeto como do Hospital da Beneficência Árabe do Paraná é, hoje, um desafio menor do que o enfrentado pelos nossos pais e avós que chegaram ao Brasil sem falar a língua e sem conhecer os costumes. A travessia do oceano, por semanas e semanas, não tirou daqueles o sonho de ter uma oportunidade melhor. E este país não os discriminou, nem segregou. Ao contrário, acolheu como uma mãe que abraça um filho. Permitiu que aqui pudessem crescer e se desenvolver. É este o espírito que inspira nosso projeto!

Ao DNA da luta, presente no povo árabe como um todo, somamos o DNA da gratidão e da solidariedade para a realização desse grande projeto!

Por tudo isto, sinto-me feliz em ter o privilégio de conduzir, junto com toda a liderança da SABEN, esta missão, que vai honrar a memória de nossos antepassados. Sei a responsabilidade que isso representa e estou disposto a não economizar esforços e sacrifícios para que essa união se mantenha e esse sonho se realize!

Focados em uma única direção, podemos demonstrar que nosso Brasil é capaz de nos unir em torno de uma causa nobre e solidária. Convido a todos a fazer parte desse importante capítulo da nossa história!

RACHED HAJAR TRAYA

Presidente - SABEN